Obras de arte que iluminam. Talvez seja esta a melhor definição para os objetos que nascem da parceria entre Denise Stewart e Heberth Sobral. São luminárias pintadas gentilmente à mão e com uma identidade construída pela parceria dos dois artistas. As obras de arte destemidas trazem luz e cuidado a um ambiente, renovando o nosso olhar no cotidiano.

Pioneira na criação de utilitários em cerâmica para restaurantes – chegando a produzir impressionantes quinhentos pratos somente para um único cliente -, Denise decidiu aproximar-se da arte contemporânea e botar a mão na massa de forma mais artística, em uma escala que pede menos velocidade e mais intimidade. Começou a estudar os caminhos da luz, os modelos de cúpula, os tecidos, a parte elétrica… Os cabos, interruptores e bocais, importou do exterior. Assim, todos os componentes e processos têm a marca autoral desta parceria.


Na invenção das próprias regras é que a sua pesquisa se identifica com as de Heberth Sobral, artista que vem se mostrando cada vez mais corajoso. Ocupar espaços públicos e dar funcionalidade às suas obras, por exemplo, não o intimidam. Já com um trabalho consolidado no campo de uma pintura mais geométrica, nesta parceria Sobral imergiu no mundo dos sonhos e dos gestos, com poucas retas e formas definidas, diante da matéria orgânica que é a base das obras que desenvolveu junto a Denise. A porcelana é uma argila nobre, plástica, resistente e de sensação escorregadia. As mãos de Heberth passaram a pintar plantas, não as que já existem, mas outras, imaginadas, com novas cores e curvas. As partes de bonecos Playmobil, ícones que marcam a obra do artista, aparecem aqui integrados a esta outra composição ao mesmo tempo em que despertam novos estranhamentos.

Cada uma das luminárias passou por um processo de queima específico. Alguns mais leves, outros mais profundos, resultando em experiências distintas – como na pintura, quando sentimos uma parte mais ou menos carregada de tinta. Na ação de duo criativo, essa camada foi somada à luz, nascendo os objetos que iluminam. O trabalho cuidadoso e gentil, nessas peças de artes numeradas e assinadas, revela uma beleza sem uniformidade, fruto da força dos detalhes que descobrimos e dos símbolos de comunicação imediata.