EXPOSIÇÃO:

PAGODE BRANCO

ARTISTA(S):

DATA:

LOCAL:

CURADORIA:

Picture of Christiane Laclau

Christiane Laclau

Fundadora da Artmotiv

Na cultura chinesa, o som cura.

O ideograma para “medicina” (藥 yào) deriva de (樂, yuè), que significa “música”, e essa é uma das interseções entre a tradição milenar e as obras da série PAGODE.

A relação de Vivian Caccuri com a música vai do berço à academia, e além. A tese de mestrado da musicóloga resultou no livro “O que faço é música”, e sua produção transita entre os universos do som e da visualidade.

“Bass Mass”, por exemplo, a instalação em exibição no parque High Line, no bairro nova-iorquino deManhattan, nos Estados Unidos da América, apresenta caixas acústicas revestidas de vidro reflexivo. Espécie de reinterpretação dos paredões das equipes de som dos bailes funk brasileiros, o trabalho é uma crítica à exploração imobiliária e à arquitetura narcísica.

Pagode final

Paradoxalmente, sua arte sonora encontra inspiração na performance “Caminhadas Silenciosas”. Da observação silente dos signos urbanos, da ocupação dos espaços físicos e da delimitação de territórios, brotam ideias, que levam aos materiais, que moldam as ideias. Um moto-perpétuo inventivo. Ao desconstruir telas de proteção que encontrou nas ruas, resíduos da remodelação feita no Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de Verão de 2016, ela criou estruturas pendentes análogas ao carrilhão, instrumento de percussão.

O processo de tapeçaria reversa compõe padrões geométricos em cortinas de fios, sugerindo um horizonte geográfico que ressoa enquanto se desfaz ao movimento. O tinir e o pendular que os cilindros de alumínio imprimem às franjas de telas mosquiteiras remetem ao balanço do samba.

A propósito, “Mosquitos Also Cry” foi o tema de Vivian Caccuri na programação oficial de performances da 58ª Bienal de Veneza (Itália), em 2019, fruto da investigação sobre o som que esses insetos emitem e dos condicionamentos históricos e sociais atrelados à perspectiva humana a respeito desses animais.

A meta-cortina fecha-se ao “invasor” e abre-se aos sentidos.

Deleite-se com um barulho desses.

Outras Curadorias